Profissionais em falta no mercado

Profissionais em falta no mercado: Quais áreas estão mais escassas em profissionais?

Existem algumas áreas no mercado que possuem muitos profissionais qualificados prontos para a atuação nas empresas, no entanto, existem outras áreas, com alguns profissionais em falta no mercado, gerando uma grande dificuldade na contratação para as empresas.

De acordo com uma pesquisa da ManpowerGroup publicada em 2018, mais de 51% das empresas possuem dificuldades em preencher vagas para cargos mais específicos, esse percentual é um pouco menor do que a média global, que é de 54%.

A escassez de talentos no mercado, desafia diariamente as empresas, que necessitam atender às suas demandas e necessidade, em relação aquela força de trabalho.  É necessário que as empresas mudem suas ações, principalmente em relação à mão-de-obra.

Onde é necessária uma conscientização de valores de uma companhia, quando considerado os cuidados com os seus colaboradores, seus clientes e toda a comunidade que está ao redor da sua empresa. Incluindo a responsabilidade de auxiliar as pessoas e desenvolvimento de novas habilidades, que visa se adaptar ao futuro, e conseguir se tornar um criador de talentos. Conheça a relação de profissionais em falta no mercado.

Profissionais em falta no mercado

DICA: A Estácio tem bolsas de até 30% de desconto nos cursos de graduação EAD e Presencial. Escolha seu curso e faça sua matrícula agora mesmo: https://matriculas.estacio.br.

Quais são os profissionais em falta no mercado?

Eletricista

Os eletricistas instalam e mantêm todos os sistemas elétricos e de energia de nossas casas, empresas e fábricas. Eles instalam e mantêm os equipamentos de fiação e controle através dos quais a eletricidade flui. Eles também instalam e mantêm equipamentos e máquinas elétricas em fábricas e em uma ampla variedade de outros negócios.

Os eletricistas geralmente se concentram na construção ou manutenção, embora muitos façam as duas coisas. Eletricistas especializados em construção instalam principalmente sistemas de fiação em fábricas, empresas e novas residências. Eletricistas especializados em manutenção corrigem e atualizam os sistemas elétricos existentes e reparam equipamentos elétricos.

Mecânico

O profissional que atua como mecânico, pode atuar em diversas áreas, como mecânica automobilística, de reparos, de gerais ou podem se especializar em alguma área, como computadores de bordo, freios, motores entre outros. Para se tornar um mecânico, é exigido, no mínimo, o diploma de ensino médio em mecânica

Profissionais em falta no mercado

Existem alguns empregadores que exigem outras formações, como programadas de educação de tecnologia de automóveis ou em áreas que sejam relacionadas.

A função dos mecânicos é solucionar problemas e restaurar peças de diversos segmentos, incluindo os automóveis. Eles são conhecidos por ter vasto conhecimento sobre diversas ferramentas, procedimentos e equipamentos, que são utilizados no exercício da sua profissão.

Contador

A principal tarefa dos contadores, que se estende a todos os outros, é preparar e examinar os registros financeiros. Eles garantem que os registros sejam precisos e que os impostos sejam pagos adequadamente e no prazo. Contadores e auditores realizam visões gerais das operações financeiras de uma empresa para ajudá-la a funcionar com eficiência. Eles também fornecem os mesmos serviços aos indivíduos, ajudando-os a criar planos de ação para melhorar o bem-estar financeiro.

No trabalho, os contadores:

  • Examine as instruções para garantir a precisão
  • Garantir que as declarações e registros estejam em conformidade com as leis e regulamentos
  • Calcular impostos devidos, preparar declarações fiscais, garantir o pagamento imediato
  • Inspecione livros de contas e sistemas contábeis para manter-se atualizado
  • Organizar e manter registros financeiros
  • Melhorar a eficiência dos negócios no que diz respeito ao dinheiro
  • Fazer recomendações de práticas recomendadas ao gerenciamento
  • Sugira maneiras de reduzir custos, aumentar receitas e aumentar lucros
  • Fornecer serviços de auditoria para empresas e indivíduos

Auditor

Uma auditoria é uma inspeção oficial das contas de um indivíduo ou organização, geralmente por um órgão independente. Nos casos em que um contador trabalha em documentos financeiros para um cliente ou empresa, um auditor vem depois e inspeciona esses documentos para garantir sua precisão. Eles também fornecem relatórios imparciais sobre a qualidade das demonstrações financeiras da empresa.

Os auditores revisam as demonstrações financeiras geralmente fornecidas por uma equipe de contabilidade das empresas. Juntamente com a revisão dos livros financeiros quanto à qualidade, os auditores também verificam se há má administração dos fundos da empresa. Existem auditores internos, contratados pela empresa para a qual revisarão as demonstrações financeiras.

Existem também auditores externos. Um auditor externo executa as mesmas tarefas que um auditor interno, mas esses auditores são empregados por terceiros para garantir que seus relatórios financeiros sejam independentes e imparciais. Essa é uma distinção significativa ao preparar relatórios para investidores ou potenciais investidores.

Todas as áreas que foram citadas anteriormente, estão em escassez no mercado brasileiro. No entanto, seus serviços são essenciais para as empresas. E com a falta de profissional no mercado, existe uma lacuna em aberto, que são preenchidas por empresas com terceirização de mão-de-obra.

Para que as atividades possam ser realizadas nas empresas, de forma mais rápida, sem que seja necessário a contratação desse profissional. Mesmo sendo vantagem para a empresa, dependendo da área de atuação e do segmento, esse profissional faz falta no quadro de colaboradores.